
Na sexta-feira, 24/01, o presidente do Sindipedras, Gilberto Bortoluzzi, reuniu-se com a presidente da Coogamai, Maria Antonia Cassol, e o vice-presidente, Valdemir Potrich, para tratar de questões relacionadas aos garimpos e à operação dos blocos. O encontro abordou a situação dos Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) firmados pelos garimpos, o acesso aos blocos e a implementação da Nota Fiscal Eletrônica.
Durante a reunião, foi destacado que os garimpos estão cumprindo as obrigações estabelecidas nos TACs, com exceção daquele onde ocorreu o último acidente. Em relação aos blocos, ficou definido que apenas donos de garimpos e garimpeiros com vínculo a alguma Permissão de Lavra Garimpeira (PLG) poderão ter acesso, mediante contrato com a Coogamai. Aqueles sem vínculo com uma PLG não terão autorização.
Além disso, foi discutida a substituição dos blocos pela Nota Fiscal Eletrônica, cuja implementação foi adiada em Ametista do Sul devido a dificuldades de acesso à internet nos garimpos localizados em áreas remotas. Após a resolução desse impedimento, a Nota Fiscal Eletrônica será a única forma válida de regularização.
Gilberto Bortoluzzi demonstrou satisfação com as atividades desenvolvidas pela Coogamai e reafirmou o compromisso do Sindipedras em trabalhar em parceria para evitar problemas que possam impactar negativamente o comércio e o setor de garimpos.